Postagens populares

NOSSOS PROJETOS

PROJETO – EDUCAÇÃO INFANTIL






MATERNAL II - 2010

CLÁSICOS INFANTIS





TEMA: CRESCER, BRINCANDO E APRENDENDO.









JUSTIFICATIVA:



Considerando a grande importância que as histórias e o lúdico tem na vida da criança, desenvolveremos este projeto, baseado nas histórias dos “Clássicos Infantis”. Queremos através deste projeto levar a criança a perceber-se se como parte integrante do grupo em que está inserida e partindo daí para o âmbito social, envolvendo escola, família e sociedade.



.

OBJETIVO GERAL:



Proporcionar ao aluno vivências de respeito aos limites, as regras de convivências, direitos e deveres da criança, tanto na escola como na família e assim socializando – se no ambiente em que está inserido, através de histórias, brincadeiras, jogos, cantos, passeios, visando o pleno desenvolvimento da criança.





OBJETIVOS



- Promover a socialização da criança no grupo em que está inserida.

- Desenvolver o conceito do Eu em relação ao seu nome, utilizando referencias pessoais para identificar-se.

- Reconhecer-se como parte integrante do grupo familiar, bem como os membros que dela fazem parte e sua importância.

- Reconhecer o ambiente escolar como parte integrante do convívio social.

- Reconhecer e respeitar as regras de convivência e boas maneiras, para um bom relacionamento no grupo.

- Desenvolver valores religiosos e morais, através de histórias, canções e pequenas orações.

- Promover momentos de interação no grupo, enfatizando a troca e a divisão de brinquedos.

- Desenvolver a linguagem oral para ampliar o vocabulário, conversando diariamente sobre aspectos do dia a dia, incentivando a fala em todas as atividades possíveis.

- Identificar e nomear as partes do corpo e os órgãos do sentido.

- Incentivar o controle dos esfíncteres de forma gradativa e com grande paciência e estimulo/ incentivo, por parte do professor.

- Relacionar saúde com hábitos de alimentação, higiene, recreação, repouso e atitudes sociais.

- Desenvolver a criatividade e coordenação motora através de desenhos, pinturas, modelagem, amassados, rasgados e recortes.

- Estimular o gosto por músicas, cantigas de roda e dança, desenvolvendo o esquema corporal.

- Realizar atividades de recreação e lazer, visando o desenvolvimento integral da criança, através de jogos, brincadeiras, vídeos, passeios, teatros e pracinha

- Desenvolver a coordenação motora ampla, em movimentos de corrida, caminhadas saltos movimentando-se com segurança e independência.

- Realizar brincadeiras de imitar as situações dos adultos

- Despertar a sensibilidade e a imaginação através de histórias e dramatizações.

- Desenvolver a linguagem oral e sua comunicação (leitura visual de imagens)

- Incentivar o uso do raciocínio através de atividades lúdicas, que valorizem a auto-estima do aluno.

- Estabelecer relações espaciais para identificar posição e direção, empregando os conceitos (dentro, fora, em cima, embaixo, longe, perto, atrás, frente, ao lado, cheio, vazio...)

- Classificar e nomear objetos pela cor, tamanho e quantidade.

- Desenvolver noções de tempo (antes, agora, depois).

- Desenvolver atividades variadas, estimulando o cuidado e conservação da natureza, explorando o ambiente em que está inserido.







JARDIM A

SMILINGÜIDO







TEMA: APRENDENDO COM RESPONSABILIDADE







JUSTIFICATIVA:



No decorrer deste ano iremos trabalhar com as histórias da coleção Smilingüido, o mundo das formas amigas, onde esta turminha vive suas histórias através da fantasia e do imaginário. As formiguinhas são uma grande família, que ensinam o bem, são solidárias, frágeis, trabalhadoras e organizadas. Através de muitas brincadeiras ajudam a criança a desenvolver – se de forma lúdica. Pensando sobre a importância da fantasia na vida da criança, percebe – se a necessidade de trabalhar com personagens e vivências de fatos das histórias, que possam desenvolver questões sobre responsabilidades, amor, a convivência no grupo, erros e acertos,alegrias e frustrações.Sendo assim justifica – se este projeto



.

OBJETIVO GERAL:



É importante para a formação integral de nossos alunos que as crianças encontrem na escola desde cedo, um espaço vivo de informações sobre diferentes conteúdos que compõem o universo de conhecimentos .É indispensável para a constituição do sujeito leitor e escritor, permitindo o desenvolvimento da criatividade e imaginação da criança o contato diário com histórias, cantos e brincadeiras que estejam de acordo com a sua faixa etária, respeitando seus limites de conhecimento.





OBJETIVOS:

 Identificar a escrita do nome.

 Reconhecer e caracterizar o ambiente escolar, suas dependências e pessoas que nela atuam, para um melhor convívio na mesma e conservação do material escolar.

 Favorecer a integração da família, escola e comunidade, para melhor relacionamento entre todos.

 Reconhecer e valorizar os membros da sua família, onde mora, identificando-se como parte integrante da mesma.

 Saber conviver com o outro, respeitando regras e limites, expressando gestos de solidariedade, amizade, responsabilidade e valorização do próximo.

 Desenvolver a linguagem oral para ampliar o vocabulário, realizando atividades de leitura oral, pronúncia, entonação de voz e memorização.

 Explorar a criatividade, o faz-de-conta, utilizando-se os mais variados recursos didáticos.

 Realizar atividades de recorte, colagem, modelagem, técnicas artísticas, expressão corporal, canto, dança, pintura, dobradura, dramatização, como estímulo a criatividade;

 Construir brinquedos e jogos diversos.

 Desenvolver o esquema corporal, diferenciando e identificando frente, atrás, em cima, embaixo, dentro e fora.

 Executar movimentos de coordenação motora ampla e fina, desenvolvendo atividades como: recortes, colagens, rasgados, amassados, modelagem...).

 Proporcionar as crianças as mais variadas formas de recreação e aprendizagem, através de jogos, brincadeiras orientadas e livres.

 Conhecer as formas geométricas para obter noções das mesmas

 Classificar materiais conforme suas características.

 Identificar as partes do corpo e os órgãos dos sentidos.

 Reconhecer a importância e a necessidade de se ter hábitos de higiene e saúde bucal.

 Conhecer, classificar e distinguir os alimentos e seus sabores.

 Conhecer as principais datas comemorativas, considerando seu valor social e cultural;

 Identificar diferentes profissões, bem como a sua importância.

 Reconhecer a função do meio ambiente para o equilíbrio da vida no planeta (plantas, água, lixo, animais).

 Conhecer e respeitar os diferentes animais de estimação.

 Desenvolver a noção de dia e noite e a relação do espaço e tempo

 Identificar os dias da semana.

 Conhecer e representar os numerais e suas respectivas quantidades até o 5, visando o conhecimento numérico.

 Reconhecer os diferentes meios de comunicação e transporte da nossa realidade.

 Respeitar as diversidades culturais.





JARDIM B / 2010

AS AVENTURAS DO URSINHO POOH





TEMA: BRINCANDO E APRENDENDO





DURAÇÃO : 01 de março a 22 de dezembro de 2010.





JUSTIFICATIVA:



Considerando a importância da criança perceber-se como parte integrante do grupo em que está inserida, e partindo para o âmbito social, envolvendo escola, família e sociedade. Nesse sentido percebe-se a necessidade de trabalhar a partir do lúdico e a literatura infantil, para tal, desenvolveremos a história “As Aventuras do Ursinho Puff”, pois o mesmo traz reflexão sobre vários assuntos que serão abordados durante o ano letivo.



.

OBJETIVO GERAL:



Inserir os alunos desde pequenos no mundo letrado, pois o contato com diversos tipos de narrativas (textos, filmes, histórias, dramatizações, jogos, e brincadeiras), que são indispensáveis para a constituição do sujeito leitor e escritor, permitindo o desenvolvimento da criatividade e da imaginação da criança através de atividades relacionadas ao conteúdos programáticos deste ano letivo, de acordo a faixa etária da turma.







OBJETIVOS:



 Identificar a escrita do nome e sobrenome.

 . Reconhecer e caracterizar o ambiente escolar, suas dependências e pessoas que nela atuam, para um melhor convívio na mesma e conservação do material escolar.

 Adquirir a noção de grupo e organização social.

 Conhecer as normas de convivência da escola e da turma respeitando o limite de cada um.

 Conhecer e usar as boas maneiras para o bom convívio em grupo.

 Adquirir espírito de solidariedade, ajuda mútua, respeito, valorizando a vida e o próximo;

 Conscientizar-se e assumir a responsabilidade em tarefas que lhe são confiadas.

 Favorecer a integração da família, escola e comunidade, para melhor relacionamento entre todos.

 Reconhecer os membros da sua família, onde mora, identificando-se como parte integrante da mesma.

 Reconhecer a profissão dos pais, valorizando o trabalho de cada um.

 Realizar atividades de leitura oral, pronúncia, entonação de voz, memorização, aperfeiçoamento e linguagem oral.

 Articular corretamente as palavras aprimorando a linguagem oral.

 Identificar as partes do corpo e órgãos dos sentidos.

 Reconhecer a importância e a necessidade de ter hábitos de higiene e saúde bucal.

 Conhecer hábitos alimentares saudáveis para ter boa saúde.

 Desenvolver o esquema corporal, diferenciando e identificando, esquerda/direita; frente/atrás, em cima/embaixo, dentro/fora, fino/grosso, grande/médio/pequeno, longe /perto.

 Classificar materiais conforme suas características.

 Identificar formas geométricas: (círculo quadrado, triângulo e retângulo).

 Executar movimentos para o desenvolvimento da coordenação motora ampla e fina.

 Desenvolver a percepção temporal (ontem/ hoje, antes/depois, dia/noite).

 Reproduzir sons, ritmos, canções, danças, coreografias e dramatizações, para o desenvolvimento corporal.

 Promover momentos de interação, no grupo enfatizando a troca e a partilha de brinquedos.

 Possibilitar situações em que a criança possa desenvolver a sua independência.

 Realizar atividades de recorte, colagem, modelagem, técnicas artísticas, pintura, dobradura.

 Explorar a magia, a imaginação, a criatividade e o faz-de-conta, utilizando o repertório da literatura infantil.

 Desenvolver atividades de recreação e lazer, visando o desenvolvimento integral do educando.

 Construir brinquedos e jogos com material alternativo.

 Conhecer o traçado da letra palito.

 Conhecer e representar os numerais e suas respectivas quantidades de 0 a 9, visando o conhecimento numérico.

 Adicionar e subtrair numerais, visando a noção de soma e diferença, a partir do lúdico.

 Identificar dias da semana, com noções dos meses do ano.

 Desenvolver atitudes de respeito e valorização do meio ambiente (plantas, água, lixo).

 Conhecer os animais que fornecem alimento para o ser humano.

 Conhecer as principais datas comemorativas, considerando seu valor social e cultural.

 Reconhecer os diferentes tipos de meios de comunicação e transporte da nossa realidade.

 Respeitar as diversidades culturais.