Postagens populares

PROJETO DENGUE






PROJETO



Dengue - Brincando e aprendendo, a gente vai combatendo.



INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA

O número cada vez mais alarmante de casos de dengue em todo o Brasil, traz preocupações a todos diante da possibilidade de uma nova epidemia da doença, nós professores municipais de Boa Vista do Buricá preocupados em evitar que esta epidemia chegue em nosso município resolvemos desenvolver este projeto sobre a Dengue.

Sabemos dos esforços dos órgãos públicos no combate a Dengue, porém inda não damos muitas vezes real importância a esta doença que pode matar.

 Em todo este contexto, quem, tem fundamental papel e o professor dentro das escolas.

E com este objetivo que, nós professores municipais de Boa Vista do Buricá da EMEI São José,com o apoio de Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Secretaria Municipal da Saúde queremos levar a todos alunos e famílias do município todas as informações necessárias sobre Doença da Dengue.



OBJETIVOS

Ø Sensibilizar alunos e suas famílias sobre a Doença da Dengue;

Ø Trabalhar através da conscientização a prevenção da Dengue.

Ø Sensibilizar, conscientizar e prevenir a Doença da Dengue através da ludicidade, pois assim os alunos vão brincando, aprendendo e combatendo ao mesmo tempo de maneira divertida.



DESENVOLVIMENTO E METODOLOGIA

         Este projeto será desenvolvido no município de Boa Vista do Buricá nas Escolas Municipais de Educação Infantil São José e Sonho de Criança e nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental São José e Pe. Schlosser e ou solicitações.

         O projeto atenderá 385 alunos e suas respectivas famílias.

         Trabalharemos o projeto da seguinte maneira:

Ø Os alunos assistirão a um teatro referente a Dengue enfocando neste os descuidos das pessoas, as conseqüências e a prevenção da doença.

Ø Confecção de um mosquito da Dengue feito pelos alunos.

Ø Será trabalhada uma canção referente ao mosquito da Dengue. Na sacola constará a letra da canção para que a mesma possa ser cantada com os alunos e seus pais.

Ø Será confeccionada pela Escola a Sacola Pedagógica composta por um fantoche do mosquito da dengue, um DVD com a apresentação do teatro referente à Dengue, um quebra - cabeça do mosquito transmissor, um folder com instruções sobre os cuidados e a prevenção da doença, uma atividade em folha para ser realizada pelo aluno com auxílio de seus pais e um livro de registro onde a família fará o relato da visita e dos cuidados que estão tendo com relação a Dengue.

Ø Cada aluno levará a sacola para casa podendo ficar com a mesma pelo período de um (1) dia, para que todos tenham acesso a mesma.

Com a Sacola Pedagógica pais e alunos serão envolvidos.



CULMINÃNCIA:

*    Apresentação do teatro: Para os alunos da Educação Infantil e Séries Iniciais do nosso município ou por solicitação;

*    Sacola Pedagógica visitando as famílias;

*    Palestras de conscientização;

*    Gincana ecológica;

*    Desfile do projeto.

CONCLUSÃO:

         Concluímos que a Dengue está ai e que exige a devida importância de nossa parte.

         Por isso nos professores buscando sensibilizar as crianças para a gravidade do problema Dengue desenvolvemos este projeto fazendo a nossa parte neste processo de prevenção e conscientização sobre a doença.

         Todo projeto será desenvolvido de forma dinâmica e divertida, usando a ludicidade, e os alunos através da brincadeira e do riso se tornarão vigilantes no combate a Dengue.


         Juntos Escola e família daremos um fim a Dengue.